1. Sambaquis

 

Foto em preto e branco de um sambaqui de aproximadamente 30 metros de altura com um corte vertical do topo até a base. À frente do sambaqui encontram-se dois pequenos montes de material retirado do sambaqui. Vê-se também duas pessoas caminhando na base do sambaqui, evidenciando sua grande dimensão se compararmos seu tamanho com o das pessoas que caminham sobre ele.

Sambaqui da Carniça, em Laguna

 

Há mais de seis mil anos, grupos humanos se instalaram no litoral catarinense e deixaram, como testemunhos de sua passagem, sítios arqueológicos conhecidos como Sambaquis (palavra que deriva do tupi tamba= concha/marisco e ki= amontoado). Há sambaquis do litoral catarinense que efetivamente se configuraram como montes de conchas, e alguns chegaram a ter 30 metros de altura, estando entre os maiores do mundo.

 

 

 

Fotografia de um pequeno sambaqui em terreno rochoso coberto com vegetação rasteira. Ao fundo do sambaqui vê-se o mar e à sua frente vê-se um homem curvado, mexendo no terreno e um animal pastando.

Sambaqui Ponta das Almas, em Florianópolis.

Atualmente sabemos, porém, que esses sítios abarcam uma diversidade de formas e composições, nas quais as conchas de diferentes moluscos e bivalves estão sempre presentes, mas nem sempre de forma preponderante.

Para além das conchas estes sítios são compostos por diferentes tipos de sedimento, ossos de animais aquáticos e terrestres, ossos humanos e uma grande diversidade de artefatos e estruturas fabricadas, utilizadas e descartadas pelas pessoas que ocuparam estes locais. Hoje sabemos também que estes sítios, com estas diferentes configurações foram construídos intencionalmente pelas pessoas que ali viviam, estando relacionados a suas atividades cotidianas; alguns deles são considerados exclusivamente sítios cemitérios.

Sítios do tipo Sambaqui se distribuem por quase toda a costa Atlântica, desde a foz do Amazonas até o sul do Rio Grande do Sul, com algumas áreas de concentração. O litoral de Santa Catarina é uma dessas áreas, onde há uma enorme concentração de sambaquis, dentro os quais destacam-se os do sul e norte do estado que estão entre os maiores do Brasil e do mundo.

Dentro desta página você encontra alguns artefatos do acervo do MArquE provenientes de  sambaquis, assim como mais informações. Clique nos links abaixo para acessar as imagens e textos!

Acervo 1 – zoólito

Acervo 2 – antropomorfo

Acervo 3 – disco intervertebral de baleia

Acervo 4 – dente de tubarão