Exposição Cascaes no MArquE

Fotografia colorida de sala de exposições, onde se vê, em primeiro plano, do lado direito do observador, dois expositores lado a lado, um com a logo da exposição em destaque e outras três menores, logos abaixo, onde se lê “UFSC”, “MArquE” e “Sigmo”. O segundo expositor traz um texto e abaixo dele, traz uma fotografia, em preto e branco, de um homem, em pé, esculpindo um busto, tendo, à sua frente, uma mulher sentada em uma banqueta alta. Em segundo plano aparece um banner pendurado onde se vê o desenho de um cão e abaixo dele se lê: “Os primeiros trabalhos – todos recolhidos na fonte de origem – foram nas letras, depois em desenho e por último em escultura”. Abaixo desses dizeres, vê-se a assinatura de Franklin Cascaes. Ao lado direito do banner, vê-se um expositor com um quadro com a imagem de um boitatá. Ao fundo, estão dois expositores, com esculturas, cobertas por caixas de acrílico transparentes.

“Comecei a fazer estudos folclóricos na Ilha de S. Catarina – coroa burilada pelas mãos incomparáveis do Arquiteto do universo na sua divina oficina, para coroar a fronte alvíssima do oceano – a partir de 1946.

Depois de conhecer estórias, histórias, contos, etc., no seu chão, resolvi, também, desenhar e esculpir.

Desenhar suas lendas, sua rica mitologia cabocla, suas festas religiosas e profanas, suas artes artesanais da carpintaria civil e naval, etc.

Também usei escultura pois havia estudado estas artes, escultura e desenho, na saudosa Escola de Aprendizes Artífices e na época Liceu Industrial de Florianópolis[…].

[…] Minhas obras são esculturas em barro, cimento, gesso, cera, madeira e outros processos particulares.

O meu estilo é próprio e variado, tanto nas linhas quanto na técnica geométrica, perspectiva, cores e outros mais.

Preocupo-me muito com as expressões faciais e movimentos corporais, comportamentos, profissões, modo de vida e outros das minhas esculturas.

Percorri a Ilha de Santa Catarina, e deixei que o meu pensamento se entrelaçasse, mutuamente, com o Povo humilde e bom, e então adquiri o que possuo escrito, desenhado, esculpido e em trabalhos manuais, para legar a posterioridade.”

FRANKLIN CASCAES

 

 

 

           Exposição Cascaes no MArquE

FICHA TÉCNICA

Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina

Luis Carlos Cancellier de Olivo e Alacoque Lorenzini Erdmann

Direção do Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral

Vanilde Rohling Ghizoni e Letícia Borges Nedel

Curadoria

Vanilde Rohling Ghizoni, Lucas Figueiredo Lopes e Flora Bazzo Schmidt

Textos

Trechos de manuscritos de Franklin Cascaes

Programação Visual

Laboratório SIGMO – Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional

Luciano de Castro, Cristina Colombo Nunes, Ana Luiza Muenz, Tainá Dietrich

Montagem

Euclides Vargas, Flora Bazzo Schmidt, Lucas Figueiredo Lopes, Vanilde Rohling Ghizoni, Sandra Carrieri, Natália da Silveira Ramos, Ester Meister Ko Freitag, Hudson Louback da Silva

Apoio

Prefeitura da Universidade Federal de Santa Catarina

Equipe do MArquE

Divisão de Museologia

Coordenação: Lucas Figueiredo Lopes – museólogo

Setor de Conservação e Restauração

Vanilde Rohling Ghizoni – restauradora

Natália da Silveira Ramos – estagiária

Setor Pedagógico

Flora Bazzo Schmidt – pedagoga

Sandra Carrieri – pedagoga

Hudson Louback da Silva – estagiário

Ester Meister Ko Freitag – estagiária

Divisão de Pesquisa

Coordenação: Maria Dorothea Post Darella

Setor de Etnologia

Maria Dorothea Post Darella – antropóloga

Setor de Arqueologia

Angelo Renato Biléssimo – historiador

Luciane Zanega Scherer – arqueóloga

Divisão de Ensino

Coordenação: Rafael Victorino Devos

Secretaria

Chefia de expediente: Marcel Augustinho dos Santos

Euclides Vargas

Agradecimentos

Sônia Weidner Maluf, Homero Farias, Christian Kroeff Brusius, Kátia Regina Faraco, Vera Lúcia Bazzo, Mabel Cabral, Aparecida de Lourdes Coluci, Selma Roque da Cunha, Fabrícia Tatiana Rosa.