Equipe

DIREÇÃO

Prof. Dr. Lucas de Melo Reis Bueno

Fotografia colorida de um homem com barba grisalha, usando um gorro de inverno e jaqueta azul marinho, no fundo uma paisagem com rochas e um lago.

Atualmente Diretor do MArquE e Professor do Departamento de História da UFSC, Lucas é Arqueólogo formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE/USP) e com pós-doutorado em Arqueologia no Muséum National d’Histoire Naturelle (Paris, França) no Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da USP e no Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais.

SECRETARIA

Rejane Varela Garcia Annize

Fotografia colorida do rosto de uma mulher de cabelos ondulados castanhos divididos para o lado esquerdo, olhos castanho escuros, está usando óculos de aro azul e sorrindo com os lábios fechados.

Rejane é Bacharela em Turismo pela Universidade do Grande ABC (UniABC/SP), e atua como Técnica Assistente em Administração do MArquE desde 2019, prestando assessoria e apoio administrativo à Direção do Museu.

DIVISÃO DE MUSEOLOGIA

Marcela Lemos Motta

Marcela é Museóloga, formada bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e com MBA em Produção e Gestão Cultural com ênfase em Economia Criativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela integra a equipe do MArquE desde 2018, onde trabalha principalmente na avaliação de plataformas de gestão de acervos para otimizar a documentação, pesquisa, conservação e comunicação dos acervos do museu, além de atuar no atendimento ao público externo. É a atual Coordenadora da Divisão de Museologia do MArquE.

Lucas Figueiredo Lopes

Fotografia colorida de um homem negro, de cabelo curto, usando um jaleco branco e luvas. Ele está de lado arrumando estátuas pequenas em barro de pessoas dando as mãos em círculo. Ao fundo, há uma parede branca com quadros pendurados e uma pessoa de roupa escura observando os quadros.
Lucas é Museólogo, graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante da equipe do MArquE desde 2014, atualmente desenvolve projetos de comunicação museológica no âmbito das exposições, atuando também no campo da documentação museológica, visando a divulgação das coleções do museu ao público, bem como o melhor atendimento aos pesquisadores. Para além de ações voltadas ao acervo, faz parte da comissão organizadora do evento Museus em Curso que tem como objetivo trazer à tona novos tipos de museologia, visando uma maior divulgação dessas ações e capacitação dos profissionais da área.

 SETOR DE RESTAURAÇÃO

Vanilde Rohling Ghizoni

Fotografia de uma mulher sorrindo no fundo da foto, apoiada sobre uma mesa, ela tem cabelos escuros ondulados e usa um jaleco branco. à frente, várias estátuas pequenas em barro de pessoas carregando objetos na cabeça.,

Vanilde é a conservadora/restauradora do MArquE. Possui Licenciatura em Educação-Artes pela UDESC, especialização em Conservação de Obras sobre Papel pela UFPR e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC. Integrante da equipe do MArquE desde 2011, desenvolve ações voltadas à conservação preventiva e curativa e, quando necessário, realiza intervenções de restauração. Também fazem parte de seu cotidiano auxiliar na curadoria e montagem de exposições, dar apoio nos processos de documentação do acervo e atendimento aos pesquisadores e estagiários.

Eloah Cristina Melo

Fotografia colorida do rosto e parte dos ombros de uma mulher de cabelos lisos castanho-claro e olhos castanhos escuros. Ela usa uma blusa verde a está sorrindo com os lábios fechados.

Eloah é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando como Técnica em Restauração do MArquE desde 2019, onde realiza ações de conservação no acervo, além de auxiliar nas atividades de restauração e de documentação museológica.

SETOR PEDAGÓGICO

Flora Bazzo Schmidt

Fotografia colorida de uma mulher sentada com as pernas cruzadas, segurando um balde. Ela usa calça e camiseta pretas, óculos e um relógio. À sua frente tem uma caixa de areia com objetos e duas placas em que estão escritas B1 e B2. Ao fundo, um painel com fotos e textos.

Flora é Pedagoga graduada pela UFSC e Mestre em Educação pela UDESC. Atua no setor pedagógico do museu desde 2012, brincando com diferentes linguagens para aproximar os acervos e discursos expositivos de diferentes públicos do museu, notadamente as crianças. Nos últimos anos, mediou visitas nas exposições, efetivou proposições pedagógicas como escavações simuladas e outras oficinas, contou e escreveu histórias – e viveu tantas outras junto aos visitantes do MArquE. Estuda e experimenta a relação entre museus e crianças de zero a seis anos. Atualmente tem como foco de trabalho os cursos na modalidade Educação à Distância atuando, sobretudo, na formação docente e em temas relacionados à arqueologia, à ocupação do território catarinense e à relação entre crianças e espaços culturais.

Sandra Regina Carrieri de Souza

Fotografia do rosto de uma mulher sorrindo, de cabelos curtos e grisalhos, e olhos castanhos escuros. Ela usa uma camisa de cor salmão e um casaco preto.
Sandra é Pedagoga graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), com especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE/SC) e Mestrado em Administração Universitária pela UFSC. Integra a equipe do Marque desde 2016, atuando no setor educativo com a elaboração de material pedagógico, ações educativas junto ao público externo, com foco nos estudantes, dando assessoria sobre práticas inclusivas, além de elaboração e implementação de cursos visando à formação de professores.

 

DIVISÃO DE PESQUISA

SETOR DE ARQUEOLOGIA

Bruno Labrador Rodrigues da Silva

Fotografia colorida de um homem com o rosto sério, cabelo preto, olhos escuros, usando óculos e um jaleco branco de mangas compridas. Ele segura uma caixa plástica branca e está em frente a uma estanta com várias dessas caixas empilhadas.
Bruno é Arqueólogo, graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP). Integra a equipe do MArquE desde 2019, onde atua na curadoria e gerenciamento do acervo arqueológico, na prestação de serviços à comunidade, e no desenvolvimento de projetos que divulguem as coleções e o potencial de pesquisa do acervo. Atualmente também desempenha a função de coordenador em dois projetos: Ação Saberes Indígenas na Escola, a qual promove a formação continuada de professores da educação escolar indígena, e o projeto Fortalezas para Além das Muralhas: dos fragmentos aos Monumentos, com foco na pesquisa do material arqueológico da Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Bruno é o atual Coordenador da Divisão de Pesquisa do MArquE.

Luciane Zanenga Scherer

Fotografia colorida de uma mulher sentada em um local de escavação, com as pernas dobradas. Ela tem cabelos pretos encaracolados e está olhando para a esquerda, usando luvas e segurando uma prancheta, está de calça jeans, tênis e camiseta preta . À frente, a parte inferior de um esqueleto exposto durante a escavação.
Luciane é Arqueóloga no MArquE, possuindo graduação nos cursos de Educação Física e História, ambos na UFSC, com especialização em Paleopatologia, História e Evolução das Doenças Humanas pela Fundação Oswaldo Crus (Fiocruz/RJ) e pós-graduação em Arqueologia pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro (MN/UFRJ). Ela integra a equipe do MArquE desde 2013, onde desenvolve ações de pesquisa em campo e laboratório, curadoria de acervos arqueológicos e auxilia pesquisadores que desenvolvem seus trabalhos com o acervo do museu, além de atuar, junto ao setor pedagógico, na formação continuada de docentes com o Curso EAD Introdução à Arqueologia.

Ana Letícia Trivia

Fotografia colorida de uma mulher usando jaleco branco e luvas pretas, cabelos lisos e loiros, olhos castanhos, sorrindo e olhando para a câmera enquanto segura um crânio. Ao fundo, mesas com objetos em cima.
Ana Letícia é Bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com sanduíche na The University of Queensland (UQ, Austrália) e Mestra em Biotecnologia e Biociências pela UFSC. Atua como Técnica de Laboratório desde 2017 no Laboratório de Arqueologia do MArquE, onde realiza ações de curadoria em materiais arqueológicos e participa de projetos da Divisão de Pesquisa, além de auxiliar os pesquisadores que desenvolvem seus trabalhos com o acervo do museu.

SETOR DE DOCUMENTAÇÃO

Angelo Renato Biléssimo

Fotografia colorida de um homem sentado em frente a uma mesa, segurando um papel branco com vários papéis à sua frente. Ele tem cabelos escuros nas laterais da cabeça e careca em cima, tem barba curta e está com uma camiseta cinza. Ao fundo, estantes com muitos livros.
Angelo é formado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com Especialização em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)/Exército Brasileiro e Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal). Atualmente afastado para o doutorado em História na Universidade de Lisboa, atua como Historiador no MArquE desde 2010, tendo realizado diferentes funções nos diversos setores da instituição.

Wagner Capistana Santos

Fotografia colorida do rosto de um homem de cabelo curto, castanho claro e barba curta também castanha, e olhos castanhos. Está usando uma jaqueta verde por cima de uma camiseta preta..
Wagner é arquivista formado em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra a equipe do MArquE desde 2020, atuando no Setor de Documentação onde desenvolve projetos que consolidem a construção de um Centro de Documentação para o museu, além de trabalhar em conjunto com a equipe da Divisão de Pesquisa para a digitalização das coleções arqueológicas do MArquE.