Curso docentes – Introdução à Arqueologia


No ano de 2019 iniciamos, em parceria com a SEAD/UFSC, o projeto Introdução à Arqueologia para Docentes da Educação Básica, um curso de formação continuada que tem como objetivo ampliar repertórios de conteúdos e recursos pedagógicos que tratam da arqueologia e seus achados acerca do passado catarinense. O curso é oferecido na modalidade à distância, de forma que permite aos participantes de todo o estado organizar os estudos em meio à sua rotina de trabalho. É gratuito e os concluintes recebem certificado de extensão pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Em 2020, ampliamos o perfil dos inscritos, contemplando não só docentes da educação básica, mas também outros profissionais da educação formal e não-formal, e estudantes de licenciaturas. Tendo em vista o foco do curso no território catarinense, priorizamos inscrições de interessados que atuem e/ou estudem no estado.

Em 2020.1, estamos com duas três turmas em andamento, que somam 220 cursistas.

TURMA 2020.2

No segundo semestre de 2020 estamos abrindo uma nova turma, com 200 vagas. Todas as vagas já foram preenchidas – para entrar em lista de espera para a turma 2020.2 e para ter prioridade de inscrição na próxima turma, preencha o formulário abaixo.

Quem pode se inscrever: docentes e outros profissionais da educação formal, profissionais da educação não-formal e estudantes de licenciatura. Tendo em vista o foco do curso, serão priorizadas as inscrições daqueles que atuam/estudam no território catarinense. Havendo vagas, chamaremos os inscritos de outros estados.

O curso tem carga horária de 60 horas, 100% à distância, e conta com certificado de extensão pela UFSC para os concluintes que tiverem aproveitamento. Acontecerá entre agosto e dezembro de 2020. As atividades são todas assíncronas, ou seja, podem ser realizadas em qualquer dia/horário até os prazos estabelecidos no cronograma.

O curso se estrutura a partir de textos, videoaulas e propostas de recursos pedagógicos para o trabalho educativo. Conta também com fóruns em que os cursistas podem dialogar com a equipe, esclarecendo suas dúvidas e aprofundando questões. Ao longo dos módulos são abordados tópicos como: o que é arqueologia, arqueologia histórica e arqueologia pré-colonial; tendo como foco o território catarinense.

Clique aqui para preencher o formulário da lista de espera

Caso tenha dúvidas, questões ou sugestões, por favor nos escreva: eadarqueologia@gmail.com