Curso docentes – Introdução à Arqueologia

 

retângulo marrom com desenhos e escritos em branco. Na parte superior há uma faixa de ângulos e círculos que remetem a inscrições rupestres. Abaixo há escrito: Curso EaD Arqueologia para docentes da Educação Básica.No ano de 2019 iniciamos, em parceria com a SEAD/UFSC, o projeto Introdução à Arqueologia para Docentes da Educação Básica, um curso de formação continuada que tem como objetivo ampliar repertórios de conteúdos e recursos pedagógicos que tratam da arqueologia e seus achados acerca do passado catarinense. O curso é oferecido na modalidade à distância, de forma que permite aos participantes de todo o estado organizar os estudos em meio à sua rotina de trabalho. É gratuito e os concluintes recebem certificado de extensão pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Em 2020, ampliamos o perfil dos inscritos, contemplando não só docentes da educação básica, mas também outros profissionais da educação formal e não-formal, e estudantes de licenciaturas. Tendo em vista o foco do curso no território catarinense, priorizamos inscrições de interessados que atuem e/ou estudem no estado.

Em 2021 estamos propondo um novo formato, composto por dois cursos: “O que é arqueologia?”, com carga horária de 20 horas, e “A ocupação do território catarinense”, com carga horária de 40 horas. Os cursos são gratuitos, 100% online e contam  certificado de extensão pela UFSC para os concluintes que tiverem aproveitamento.

Os cursos se estruturam a partir de textos, videoaulas e propostas de recursos pedagógicos para o trabalho educativo. Contam também com fóruns em que os cursistas podem dialogar com a equipe, esclarecendo suas dúvidas e aprofundando questões. As atividades são todas assíncronas, ou seja, podem ser realizadas em qualquer dia/horário até os prazos estabelecidos no cronograma.

 

Quem pode se inscrever:

Para o curso “O que é arqueologia”: docentes e outros profissionais da educação (formal e não-formal) e estudantes de ensino superior que vislumbram atuar na educação, de qualquer contexto educativo e geográfico.

Para o curso “A ocupação do território catarinense”: docentes e outros profissionais da educação formal, profissionais da educação não-formal e estudantes de licenciatura que atuam/residam no estado de Santa Catarina e tenham completado o curso “O que é arqueologia” com aproveitamento. Havendo vagas, chamaremos os inscritos de outros estados.

 

Para saber mais sobre a turma 2021.2 e solicitar sua inscrição, acesse http://inscricoes.ufsc.br/arqueologia2021

Para registrar seu interesse em participar das próximas turmas do curso “O que é arqueologia”, preencha este formulário

(a partir da participação nesta primeira etapa você será convidado a participar da segunda caso se encaixe no perfil de inscrição)

 

Caso tenha dúvidas, questões ou sugestões, por favor nos escreva: eadarqueologia@gmail.com