Estrutura Funerária do Sambaqui da Carniça

CONSERVAÇÃO, RESTAURAÇÃO E ESTUDO DE ESTRUTURA FUNENÁRIA DO SAMBAQUI DA CARNIÇA

Conservação, restauração e estudo de Estrutura Funerária do Sambaqui da Carniça

O projeto “Conservação, restauração e estudo de estrutura funerária em argila policromada do Sambaqui da Carniça I” está sendo desenvolvido no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC e busca diagnosticar e atuar sobre os processos de degradação que estão afetando esta estrutura funerária, através da realização de ações de conservação curativa, preventiva e restauro. Por tratar-se de estrutura funerária o projeto prevê estudos de arqueologia funerária, bioarqueologia e arqueometria com os remanescentes humanos e demais vestígios arqueológicos que a compõem. Com esta orientação constituímos um grupo de trabalho interdisciplinar que têm discutido e atuado de forma integrada na elaboração e execução das atividades desenvolvidas no projeto. O encaminhamento dessas e outras questões contam com a participação dos indígenas Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng vinculados ao curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, da Universidade Federal de Santa Catarina. Nossa proposta prioriza a história indígena de longa duração levando em consideração os grupos indígenas como agentes de sua história e, portanto, vozes fundamentais na tomada de decisões referentes a todas as etapas de execução do presente projeto.

Vídeo produzido pelo professor Dr. Rafael Victorino Devos, Departamento de Antropologia da UFSC, com colaboração de Sofia Abrantes, estudante de Graduação em Antropologia da UFSC.

A atuação dos indígenas no projeto Estrutura funerária do Sambaqui da Carniça I

Conheça a estrutura

Patrocínio: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Patrimônio Cultural ––Edição 2022.