Exposição Brasil: só quem vive(u) sabe

09/05/2023 12:22

O pavilhão de exposições do MArquE acolhe mais uma vez a exposição curricular do curso de graduação em Museologia da UFSC.

A turma de 2023.01 da disciplina prática de exposição, que é uma etapa essencial para a formação no curso, apresenta a exposição “Brasil: só quem vive(u) sabe”. Juntamente com as professoras e a museóloga do curso, a exposição é criação de 17 graduandos que trabalharam em grupos de trabalho e em núcleos, são eles: Alice Jacomassi, Bruno Losso, Carlos José Klann, Caroline Dezengrini, Igor Gustavo Burg, Iolanda Martins, Joana Fernandes, Juliana Candido, Letícia Novelleto, Luciana Goss, Rossana Teixeira, Mariana Schreiner, Natalia Bion, Natasha dos Santos, Nicy Costa, Norma Coeli e Priscila Ferreira.

Inspirada em um meme viral com a frase “O que representa o Brasil mais que futebol e samba”, surgido no Twitter em maio de 2019, que consistia em identificar situações do cotidiano que na perspectiva dos internautas seriam comuns em todo o Brasil. A exposição é constituída por três núcleos de propostas narrativas – “Introdução”, “Privado” e “Público” – que oferecem caminhos para se pensar as representações da cultura brasileira a da construção de sua identidade. Além de abordar as manifestações de arte, cultura e tradições, apresenta também como pontos principais o humor, memes e movimentos do cotidiano brasileiro.

Na última quinta-feira, dia 04 de maio, aconteceu a Vernissage (abertura) que contou com a presença de autoridades e representantes da Reitoria, Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFH), MArquE e Curso de Museologia, no evento que foi também uma celebração através de muita dança e música.

A visitação é gratuita e segue até o dia 02 de junho, de terça a sexta das 9h às 17h.

Saiba mais em @brasilquemvivesabe!