Acervo 4. Dente de tubarão

Fotografia de dente de cor bege em formato triangular com a parte pontiaguda e lisa voltada para baixo. As laterais são serrilhadas e a parte superior mostra textura áspera e uma perfuração redonda e regular em seu centro.

Na imagem deste post observamos o dente de um tubarão, você imagina de qual espécie seria? 

Pelas suas características sabemos que pertencia a um tubarão branco (nome científico = carcharodon carcharias) um dos maiores predadores dos oceanos. O dente foi encontrado durante a escavação do sambaqui da Caieira, no município de Laguna. Estava próximo a um sepultamento, enterrado a três metros de profundidade. 

Sabemos que alguns dentes de tubarões serviram como instrumentos para cortar, raspar ou perfurar, uso que poderia desgastar o serrilhado das laterais, como observado na imagem. Sabemos hoje que estes dentes de tubarão foram utilizados também como pontas de flecha. Apesar de não termos identificado nenhuma flecha inteira nestes sítios, possivelmente esses dentes seriam presos em hastes, normalmente de madeira/bambu, e envolveriam ainda a presença de penas de aves, que normalmente são fixadas na parte basal das flechas.

Vemos também que a raiz do dente foi trabalhada, raspada e perfurada. Talvez uma fibra vegetal passasse pelo furo para que o dente ficasse suspenso formando um tipo de colar, um adorno, algo que nos faz pensar que além de carne para alimentação, alguns animais poderiam ter um valor simbólico, relacionado à religião, mitologia ou arte, como já nos indicavam os zoólitos.

Alimento, tecnologia e arte estavam assim integrados numa complexa rede de relações e significados estabelecidos entre as pessoas, os animais e o ambiente construído e vivenciado por essas sociedades.

Hoje, quando percorremos o litoral catarinense, nos deparamos com essas e outras histórias. Os sambaquis, com toda essa diversidade vestígios que tentamos apresentar nestes posts, representam uma herança deixada por estas sociedades que ocuparam esse litoral por longos 5.000 anos. Algumas histórias sobre estas sociedades podem e estão sendo contadas pela arqueologia, mas certamente há muito ainda para aprender e conhecer sobre as pessoas que por ali passaram.

Dimensões da peça: 05cm altura (comprimento) x 4,9cm (largura)