Acervo 3. Disco intervertebral de baleia

Fotografia de vértebra de baleia de formato esférico. Sua cor é bege. Está quebrada em seis fragmentos de tamanhos e formatos distintos. A parte superior é lisa; nas rachaduras se vê que internamente o material é bastante poroso.

Os povos que construíam sambaquis tinham uma relação muito próxima com o mar, lagunas e lagoas. Para melhor entender a interação dos homens com o ambiente que os cercava, alguns arqueólogos se dedicam a zooarqueologia, estudando ossos, dentes e outros vestígios de animais.  

Na imagem deste post apresentamos um disco intervertebral de baleia, encontrado durante a escavação do Sambaqui da Caieira, no munício de Laguna. Ela estava localizada junto a um sepultamento, ao lado dos ossos dos pés de um esqueleto humano. Já vimos no post anterior como os sepultamentos eram eventos importantes para essas sociedades, com ossos de animais frequentemente aparecendo como oferendas. Ossos de baleia também foram trabalhados para armazenar líquidos, esculpidos em forma de bastões, ou ainda utilizados como suporte para outros artefatos. 

Estudos zooarqueológicos mostraram que a alimentação desses povos estava baseada na pesca, na caça e na coleta. A diversidade de ossos de animais encontrados nos sambaquis indica uma dieta bastante variada, e com forte presença de animais marinhos. Hoje sabemos que alguns destes, para serem capturados, exigiam a pesca em alto mar. Apesar de não encontramos nos sambaquis nenhum vestígio de embarcações, a localização dos sítios em ilhas e a presença de animais possivelmente capturados em alto-mar são fortes indicadores de que essas sociedades eram compostas por exímios navegadores, que se deslocavam em longas distâncias não só ao longo da costa, mas também em mar aberto, mais uma vez, demonstrando o profundo conhecimento e intensa ligação dessas sociedades com o ambiente em que viviam.

Além de utilizados para o consumo alimentar, sabemos que muitos artefatos eram confeccionados com ossos e dentes desses animais, como o que se verá na nossa próxima postagem.