Acervo 2 – Artefato em osso

Fotografia colorida de escova de dentes feita de pedra clara, colocada em posição horizontal com a parte onde, provavelmente, deveria ter havido cerdas, voltadas para o observador.

 

Você sabe para que serve este objeto confeccionado em osso? Ele foi encontrado durante pesquisas arqueológicas na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, no ano de 1990.

As pesquisas arqueológicas desenvolvidas nas fortalezas foram motivadas pelo projeto “Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – 250 anos de história brasileira”. Fruto da parceria entre a UFSC e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o projeto previa que as intervenções forneceriam subsídios para direcionar o processo de preservação e revitalização do conjunto das fortalezas.

A Fortaleza de Ratones, restaurada nesse contexto, está localizada na face norte da ilha de Ratones Grande, em meio à Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. José da Silva Paes projetou e deu início a sua construção em 1740. Em conjunto com a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, constituía um dos vértices do triângulo defensivo que protegia o acesso de embarcações pela Baía Norte.

Na primeira metade do século XIX sua função militar já se encontrava deteriorada e no decorrer do século foi desativada, sendo posteriormente utilizada como um depósito de carvão e área de treinamento de tiro. Sua estrutura também serviu como um lazareto, local onde se abrigava a tripulação de embarcações que apresentavam sinais de alguma doença infectocontagiosa, onde deveriam cumprir quarentena. Na pesquisa realizada pela arqueóloga Edna Morley foram resgatados sepultamentos provenientes deste período: pode-se constatar a presença de um indivíduo jovem do sexo masculino e remanescentes ósseos de outros cinco indivíduos.

Hoje em dia, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones é um ponto turístico de Florianópolis gerenciado pela UFSC. Quantas transformações! Quantos usos!

Mas afinal, você descobriu para que servia o objeto da imagem? Você faz uso dele todos os dias! Sim, é uma escova de dentes feita em osso! Um pouco diferente da matéria-prima utilizada hoje para sua confecção.

 

Para saber mais, sugerimos o acesso aos seguintes materiais:

Arqueologia das fortificações: perspectivas, publicação de Fernanda Codevilla Soares e colaboradores.

FOSSARI, T. D. Relatório final. Pesquisa arqueológica no Forte São José de Ponta Grossa: Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – 250 anos na história brasileira. PRCE / UFSC – SPHAN. Florianópolis/SC, 1991.

VIANNA, Hélio. Forte Santo Antônio de Ratones. Relatório Final. Rio de Janeiro, novembro 1994.