Catálogo Fortalezas para além das muralhas: dos fragmentos aos monumentos

Imagem com duas fotografias, logomarcas e escritos. No lado esquerdo do observador encontra-se uma fotografia, em preto e branco de uma fachada de pedra com uma porta retangular de madeira e contíguo a essa fachada, encontra-se um muro de pedra. Atrás dele, vê-se o mar. Abaixo dessa fotografia, encontra-se a fotografia de uma fivela de liga de cobre com formato retangular, onde um dos lados maiores do retângulo tem a forma da cabeça de um leão. Abaixo desta fotografia estão as logomarcas da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo de Santa Catarina, do Prêmio Elisabete Anderle, da Universidade Federal de Santa Catarina, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária e do MArquE. Do lado direito da imagem, na parte superior, aparece um quadro com os seguintes dizeres: Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral - MArquE/UFSC. Para além das muralhas: dos fragmentos ao monumento. Fortaleza São José da Ponta Grossa. Ana Cristina de Oliveira Sampaio. Bruno Labrador Rodrigues da Silva. Paisagens Híbridas. Abaixo deste quadro, há outro quadro , onde se lê: Ana Cristina de Oliveira Sampaio. Bruno Labrador Rodrigues da Silva. Paisagens Híbridas Editora.

Visando promover a difusão do conhecimento arqueológico e histórico de Santa Catarina, o MArquE apresenta publicação elaborada no âmbito do projeto Fortalezas para além das muralhas: dos fragmentos aos monumentos, concebido pelo setor de Arqueologia em parceria com a arqueóloga Ana Cristina de Oliveira Sampaio. Contemplado pelo prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (2019) em edital financiado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e com apoio da FAPEU (Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária), o projeto chama atenção para os acervos das fortalezas sob a guarda do museu e o potencial que oferecem para pesquisas no campo da arqueologia histórica e cultura material.

A  presente publicação disponibiliza o trabalho de análise, identificação, contextualização e registro fotográfico de fragmentos e peças em faiança, faiança fina, grés, vidro, cerâmica, fivelas, botões, munições de chumbo e pederneiras, que integram o acervo da Fortaleza São José da Ponta Grossa.

As informações obtidas a partir deste trabalho revelam novas abordagens e trazem à tona a possibilidade de construção de outras narrativas que apontam para diferentes aspectos apresentados por documentos históricos e por ações de restauro arquitetônico das fortalezas, abrindo novos rumos para pesquisa sobre a história das fortalezas e de Santa Catarina

Baixe a publicação através do link: https://arquivos.ufsc.br/f/5b2c48e62343464bab83/?dl=1