Projetos do MArquE recebem financiamento para análise e conservação de acervo arqueológico

10/02/2020 10:06

O MArquE inicia 2020 com o trabalho junto aos acervos arqueológicos potencializado pela aprovação de dois projetos no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

O projeto “Fortalezas para além das muralhas: dos fragmentos aos monumentos” tem como foco a análise do material arqueológico proveniente de três fortificações do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, buscando acrescentar a visão da arqueologia para a compreensão do cotidiano e da dinâmica dos personagens que ocuparam as fortalezas em diferentes temporalidades. O projeto prevê a elaboração de um catálogo digital para consulta gratuita de pesquisadores e público em geral.

O projeto “Climatização da Reserva Técnica III do MArquE: Coleção Osteológica Humana” visa a melhoria das condições de guarda de mais de 300 esqueletos provenientes de sítios históricos e pré-coloniais do território catarinense. O projeto conta com a parceria do Centro Tecnológico da Universidade (CTC/UFSC), onde foram desenvolvidos sistemas de controle de temperatura e umidade especialmente pensados para a guarda de acervos.

Para mais informações, clique aqui.