Primavera dos Museus 2014 – alguns registros!

16/10/2014 10:27

Na Primavera no MArquE de 2014, o foco foi o público infantil. A divulgação convidou as crianças a vir ao Museu com seus familiares, e elas responderam ao convite, trazendo para a exposição os seus adultos, seus olhos brilhantes e ouvidos atentos. Para os bebês, houve o momento “do colo eu vejo”, com músicas e uma história contada dentro da sala de exposição. As crianças maiores participaram do momento “Era uma vez no MArquE”, no qual conheceram a história do Marquito, entenderam como os objetos foram para debaixo da terra e como é o trabalho do arqueólogo, e cada uma montou seu próprio Marquito e o levou para conhecer a exposição “Arqueologia em Questão: percorrendo o litoral Catarinense” em uma visita mediada. As crianças puderam também experimentar parte do ofício dos arqueólogos, ao escavar as caixas-quadrículas do Setor Pedagógico. Houve também um grande “painel rupestre” para que cada um pudesse gravar sua presença. Foram momentos muito ricos, em que ficou claro o envolvimento efetivo dos pequenos com as proposições, nos apontando para a possibilidade – e por que não dizer a necessidade? – de pensar também nos pequeninos ao planejar atividades nos espaços museais.