Palestra e filme “Cascaes documentarista”, dia 21 de setembro

15/09/2017 16:50

*Descrição da imagem: Cartaz de divulgação da palestra, de formato retangular,  com o layout da 11ª Primavera dos Museus.  Em segundo plano há uma fotografia colorida que mostra, na metade superior, um céu azul com nuvens brancas. Na metade inferior vê-se a mão esquerda de uma pessoa negra segurando uma fotografia em preto e branco do Museu das bandeiras em frente ao próprio museu. Em primeiro plano há os símbolos do MArquE, da UFSC, do Sistema Brasileiro de Museus, do IBRAM, do Ministério da Cultura e do Governo federal, e as seguintes  informações escritas nas cores lilás, verde e branco: 11ª Primavera dos Museus: Museus e suas memórias. 18 a 24  setembro 2017. Local da palestra: auditório do MArquE. Quando: 21 de setembro. Horário: 15:00. Evento aberto ao público. Palestra: “Construção Narrativas e Materiais de Arquivo”. Filme: “Cascaes documentarista”. Documentário, hd, 30 minutos, 2017. Franklin Cascaes, o mais importante folclorista de Santa Catarina, utilizou em algumas de suas pesquisas um gravador portátil. Com ele registrou músicas, procissões religiosas, folguedos e entrevistas nas localidades que visitava. A partir deste material inteiramente inédito e da vasta iconografia deixada pelo artista – cadernos de pesquisa, esboços de obras, esculturas, anotações e desenhos variados – estrutura-se este documentário que busca, a partir da preciosidade destes registros, revelar a essência do gesto criativo e do afeto missionário de Franklin Cascaes em prol da cultura no estado. produção, direção, montagem: José Rafael Mamigonian; pesquisa: Norberto Depizzolatti e J.R. Mamigonian; filmagens: Alan Langdon e J.R. Mamigonian; tratamento de áudios: Mateus Mira e Douglas Narcizo; finalização: Alan Langdon; uma produção: Atalaia Filmes. José Rafael Mamigonian é formado em Cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, produziu e dirigiu o curta-metragem Seo Chico, Terra e Alma (1998) e o longa Seo Chico, um retrato (2005). Correalizou, com Norberto Depizzolatti e Edina De Marco, o documentário Franklin Cascaes (2008) realizado no centenário de nascimento do artista.