Oficina Desenvolvendo acervos digitais em rede: resultados, processos e experimentos a partir do projeto de pesquisa Tainacan

16/10/2019 14:23

O Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral – MArquE/UFSC e o Curso de Graduação em Museologia da UFSC convidam para a oficina  “Desenvolvendo acervos digitais em rede: resultados, processos e experimentos a partir do projeto de pesquisa Tainacan”, ministrada pelo professor Dalton Martins, da UNB, criador do Tainacan. Ela ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro de 2019, na UFSC.

As inscrições podem ser feitas no seguinte endereço: https://forms.gle/ZWP24n7Mqs7BaiiQ8

Contamos com a sua presença!

Descrição da imagem: cartaz de divulgação nas cores azul e branco. No topo há escrito em letras grades azuis sobre fundo branco as palavras “Oficina Tainacan” e em letras médias”Desenvolvendo acervos digitais em rede: resultados, processos e experimentos”. Na parte central há escrito em letras brancas sob fundo azul: 07/11 – 9:00 às 13:00 Encontro no laboratório de expografia, localizado no ultimo andar no bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH. 07/11 14:00 às 18:00 Encontro no laboratório de documentação, localizado no segundo andar do bloco D do Centro de Ciências da Educação – CED. 08/11 9:00 às 13:00 e 14:00 às 18:00 Encontro no laboratório de documentação, localizado no segundo andar do bloco D do Centro de Ciências da Educação – CED.  Conteúdo: O projeto Tainacan: motivações, diagnósticos, metodologia de pesquisa, resultados e processos de trabalho; Usando o software Tainacan para organização e desenvolvimento de acervos digitais: introdução ao WordPress; Instalando e configurando o Tainacan; Formação de coleções; Planejamento e implementação de metadados; Trabalhando com taxonomias; Importando e exportando dados; Exercitando a interoperabilidade; Criação de exposições digitais utilizando o Gutemberg; Publicando e divulgando acervos. Na extremidade inferior há as logos do MArquE, do curso de graduação em museologia/UFSC e da Universidade de Brasília e o endereço: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Rua Engenheiro agronômico Andrei Cristian Ferreira, Bairro Trindade, Florianópolis.