Nota de pesar – faleceu o professor Walter Piazza

23/02/2016 08:24
Walter Piazza, à esquerda, em escavação de sítio cerâmico Guarani na Ilha de Santa Catarina

Walter Piazza, à esquerda, em escavação no Sítio Cerâmico Rio Tavares, de ocupação Guarani, na Ilha de Santa Catarina

O MarquE/UFSC externa seu pesar pelo falecimento do Professor Walter Fernando Piazza, ocorrido no dia 9 de fevereiro, e presta homenagem a este eminente historiador e um dos primeiros pesquisadores a desenvolver trabalhos ligados ao ainda Instituto de Antropologia, instituição que viria a se tonar o MarquE.

No Instituto de Antropologia, atual MArquE, Piazza desenvolveu diversas pesquisas em sítios arqueológicos localizados no território de Santa Catarina, contribuindo para o entendimento do modo de vida de grupos humanos passados. Na Ilha de Santa Catarina, destacamos as escavações do Sambaqui Ponta das Almas e do Sítio Cerâmico do Rio Tavares (uma ocupação Guarani), na década de 1960, e que serviram como sítio escola para estudantes do Curso de Graduação em História da UFSC.

Ainda na década de 1960, Piazza participou do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas cujo objetivo maior era realizar levantamentos de sítios arqueológicos localizados em várias regiões do Brasil, a datação dos mesmos e a divisão destes sítios em tradições, fase e subfases para caracterização da ocupação humana no período pré-colonial. Piazza ficou responsável pelo levantamento em Santa Catarina, incluindo o Vale do Chapecó, o Rio Uruguai, o Vale do Peixe e o Vale do Itajaí.

Desta forma, homenageamos Walter Fernando Piazza pelo seu importante papel para a arqueologia de Santa Catarina e para a história do MArquE/UFSC e temos a certeza de que o rigor que demonstrava em suas pesquisas e sua dedicação ao conhecimento permanecem como exemplos para nossa Instituição.