Nota de pesar – faleceu o colega Hermes José Graipel Júnior

05/05/2015 16:48

Hermes e Nina

O MarquE/UFSC começa a semana um pouco menor. Faleceu no dia 02 de maio em Florianópolis nosso colega Hermes José Graipel Junior. Formado em História e mestre em Ciência da Informação pela UFSC, Hermes era funcionário da Universidade desde 1983. De língua ferina e inteligência afiada, foi uma das forças fundamentais no desenvolvimento do Museu Universitário, em especial nos esforços pela construção de seu novo pavilhão de exposições e na qualificação da equipe. Também teve importante participação na construção do Curso de Museologia, uma das muitas áreas pelas quais transitava. Grande estudioso da obra de Franklin Cascaes, tem entre suas publicações a obra “Franklin Cascaes: outros olhares”, fundamental na construção de uma interpretação dos trabalhos de Cascaes.  Era, também, professor no Centro Universitário Estácio de Sá desde 2007.

Colega querido e profissional respeitado por toda a Universidade Federal de Santa Catarina, vai estar sempre com a gente. Ainda que dois anos atrás tenha sido, contra sua vontade, afastado do museu, permaneceu como referência para a equipe. Quantos recém-chegados ele colocou embaixo de suas asas, tendo sempre um comentário mordaz, uma bibliografia importante ou um aviso oportuno para nos orientar para onde seguir.

Neste momento tão triste, nos apegamos a nossas lembranças, a seus sábios conselhos e à memória dos chocolates que frequentemente deixava em nossas mesas. Nosso amigo deixa inconsolável sua mãe, seus familiares e uma legião de amigos, entre colegas e alunos, todos certos de que ele aproveitou como poucos o escasso tempo que teve. Deixa também órfã sua cachorrinha Nina, de quem tanto gostava.

O Museu de Arqueologia e Etnologia Prof. Oswaldo Rodrigues Cabral perde um de seus pilares, alguém inesquecível que ascende para o panteão da instituição. Ficam seu exemplo e seus ensinamentos, e a certeza que a dolorosa saudade que sentimos não vai nos impedir de seguir o caminho que ele nos apontou.