Nota de pesar – faleceu Gelci José Coelho, o Peninha

16/03/2023 11:44

Fotografia antiga de Peninha dentro de uma sala de exposição com crianças à sua volta. Ele está em pé. É um homem branco com cabelo curto escuro, usa camisa branca e terno azul escuro. Ele olha para uma criança e sorri. Fotografia antiga de Peninha contando histórias para um grupo de crianças. Ele é um homem branco com cabelo curto escuro. Usa camisa social lilás e calça jeans. Está sentado em uma calçada, em frente a uma parede amarela. Ele segura em suas mãos a reprodução de uma obra de Cascaes que retrata um baile de bruxas dentro de uma tarrafa de pesca e gesticula. À sua frente estão sentadas cerca de 15 crianças, que estão de costas para a câmera. Fotografia colorida de Peninha da cintura para cima. Ele é um homem branco, com cabelos grisalhos curtos e usa óculos de grau com moldura transparente. Usa camisa social verde clara e jaqueta preta. Ele sorri. Ao fundo, um quadro verde.

Hoje nos despedimos de uma das maiores referências do Museu da UFSC.

Nosso diretor durante mais de uma década, Gelci José Coelho, o Peninha, foi museólogo, historiador, artista, dramaturgo e o maior contador de histórias de Santa Catarina. Também foi um dos criadores do Núcleo de Estudos Museológicos, o NEMU, um dos principais esforços de interiorização e divulgação da museologia no estado.

Para nosso museu, Peninha foi um dos mais importantes e presentes pilares, ao longo de toda sua trajetória. Moldou, através de seu sempre comprometido e incansável trabalho, muito do que somos.

Foi, mesmo depois de sua aposentadoria em 2008, figura central, sempre à disposição da instituição para colaborar, dividindo seu talento e seu conhecimento.
O Museu lamenta profundamente seu falecimento, e se solidariza com a família e com os amigos de nosso parceiro de tanto tempo. O velório ocorrerá na Igreja de Nosso Senhor dos Passos, em São José, até às 15h30, quando se iniciará o cortejo até o Cemitério Municipal de São José, onde se realizará o sepultamento, às 17h.

Saiba na reportagem completa da Agência de Comunicação da UFSC: https://noticias.ufsc.br/2023/03/nota-de-pesar-falece-peninha-artista-popular-museologo-e-servidor-aposentado-da-ufsc/

Esse post conta com descrição das imagens como recurso de acessibilidade #pratodosverem #MArquEacessível