Nota de pesar – faleceu a arqueóloga Teresa Fossari

09/04/2018 17:24

*descrição da imagem: fotografia antiga em preto e branco de Teresa Fossari
em trabalho de campo no sítio Rio do Meio. Ela está semideitada de forma
a estar próxima do artefato que está evidenciando.
Em torno dela há materiais arqueológicos e instrumentos de pesquisa.

O Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral -MArquE/UFSC inicia esta semana com profunda tristeza pela perda de Teresa Fossari, colega querida e fundamental para o desenvolvimento da instituição, que faleceu no dia 07 de abril de 2018.

Arqueóloga com expressiva atuação em Santa Catarina, a trajetória de Teresa se entrelaça com a do MArquE, desde sua graduação em História (concluída em 1968) até sua aposentadoria –  foi, inclusive, diretora da instituição no período de 1992 a 1996 e de 2008 a junho de  2013. Teresa era mestre em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1979) e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001).

* descrição da imagem: fotografia recente em cores.
Teresa está em pé em frente a uma parede branca do Pavilhão de Exposições.
Ela não olha para a câmera e está falando com um semi-sorriso.
Suas mãos estão entrelaçadas em frente ao seu corpo.

Teresa nos proporcionou momentos especiais de convivência. Tinha uma visão e um projeto institucional para o Museu e não mediu esforços para sua defesa e implementação. Muito se avançou durante sua gestão mais recente: o Pavilhão de Exposição Sílvio Coelho dos Santos foi concluído, e as ações de comunicação voltaram a ser intramuros. Também foi uma grande incentivadora da ampliação da equipe e sua qualificação.

Longas conversas vivenciamos, principalmente sobre a Arqueologia Catarinense e do Brasil, o pioneirismos dos trabalhos arqueológicos, seu principal objeto de estudo – a população pré-colonial Jê –  e a compreensão da paisagem da ilha de Santa Catarina. Toda a sua atuação visava a Preservação do Patrimônio Cultural do estado.

Colega querida, generosa e acolhedora, de temperamento forte e decidido, Teresa era extremamente acadêmica e tinha inteligência invejável. Além de nosso respeito como profissional, conquistou nossa amizade. Seus exemplos e ensinamentos, além das lembranças de seu bom humor, nos acompanharão junto à saudade que deixa.