Nesta sexta, “Curadorias participativas e povos indígenas” no Ciclo sobre Museus Universitários

12/05/2014 19:44

Fabíola A. Silva, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, será a próxima palestrante no Ciclo de Debates sobre Museus Universitários. O tema da palestra será  “Curadorias participativas e povos indígenas: uma reflexão sobre o papel dos museus no mundo contemporâneo”, na sexta, 16 de maio, às 15 horas no auditório do MArquE/UFSC.

O Ciclo de Debates “Museus Universitários” é uma iniciativa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas/CFH e do Museu de Arqueologia e Etnologia/MArquE com o objetivo de qualificar academicamente o debate a respeito dos diversos desafios relativos ao campo de atuação do Museu de Arqueologia e Etnologia, museu universitário, público e federal  da UFSC. Durante o evento serão debatidos temas importantes na agenda de diferentes universidades públicas no país, presentes nos seus departamentos de ensino e em seus museus universitários. O ciclo apresenta as contribuições de antropólogos, arqueólogos, museólogos, historiadores e outros profissionais à frente das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em diferentes museus universitários do país.

Está previsto, ao final das atividades de participação dos convidados externos de outras universidades, um debate final envolvendo a comunidade acadêmica da UFSC com um balanço das reflexões acumuladas com o ciclo

Fabíola A. Silva (MAE/USP – Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em Ciências (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora e pesquisadora no Museu de Arqueologia e Etnologia da  Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arqueologia e Antropologia, com ênfase em Etnoarqueologia e Etnologia Indígena, atuando nos seguintes temas: Cultura Material, Formação do Registro Arqueológico, Curadoria de Coleções Etnográficas, Arqueologia em Terra Indígena. Realiza pesquisa Etnográfica e Etnoarqueológica com os Povos Asurini do Xingu, Kayapó-Xikrin, Terena e Kayabi.