MArquE reabre pavilhão de exposições

18/05/2022 15:24

É com grande satisfação que, celebrando o 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC convida a todo/as para reabertura do seu Pavilhão de Exposições. Esta reabertura celebra o reencontro do MArquE com seu público de forma presencial após longos 4 anos de suspensão das atividades de atendimento ao público externo em suas exposições.

Nesta celebração será reaberta a exposição “Arqueologia em Questão: Percorrendo o Litoral Catarinense”, que recebeu até 2018 milhares de visitações, sendo muito procurada pelas escolas da grande Florianópolis. Os visitantes terão oportunidade de conhecer um pouco da longa história de ocupação humana do litoral catarinense, contada através do rico e diversificado acervo arqueológico da instituição.

Contaremos também com uma nova exposição, montada no espaço do Hall do pavilhão, intitulada “MArquE uma história para contar”. Esta exposição se baseia em livro homônimo, resultado de um intenso trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica do Museu, em parceria com o professor Luciano Castro. Sua construção parte da convicção de que a aquisição do conhecimento deve ser um processo lúdico e compartilhado, pois dessa forma, o aprendizado flui de forma leve e bela. Este projeto é mais um passo na caminhada que toda a equipe do MArquE tem feito com o objetivo de torná-lo um espaço de acolhimento e de inclusão.

Com o intuito de ampliar as formas de interação entre o MArquE e seus públicos, estão previstas para o segundo semestre de 2022 duas atividades voltadas para divulgação do acervo da instituição, seus espaços e dinâmicas de trabalho.

O “Visite o MArquE” terá como objetivo abrir aos visitantes os bastidores do museu através de uma visita guiada que seguirá a trajetória dos objetos no Museu. Assim, o visitante poderá conhecer um pouco dos lugares e das pessoas que trabalham no museu, visitando laboratórios, salas de trabalho, reservas técnicas e salas de exposição.

Já a atividade “MArquE no Pátio” envolverá a realização de oficinas promovidas pela equipe do MArquE, nas quais serão trabalhados diferentes temas que perpassam o cotidiano do Museu, envolvendo inclusive ações de divulgação de seu acervo. As atividades serão realizadas do lado externo das edificações do museu, ampliando sua área de atuação e trazendo suas ações, atividades e acervos para novos espaços.

Além destas atividades, o MArquE reafirma sua política de parcerias com docentes, servidores, alunos e demais pesquisadores, dando continuidade aos atendimentos para pesquisa em seu acervo material e documental. A realização de parcerias para atividades de pesquisa, ensino e extensão sempre estiveram na pauta da instituição e seguem como uma de suas prioridades de forma a estreitar ainda mais o vínculo do Museu com demais setores da universidade e da comunidade.

Retomando sua trajetória, como um local de produção de conhecimento, de interação e criação com seu público, de incentivo a criatividade e, certamente de reconhecimento e valorização da diversidade cultural, o MArquE espera contar não só com a visita de vocês, mas com sua participação efetiva para construção de novos capítulos desta história.

MArquE na agenda!!

27 de maio, 15:00hs, reabertura do Pavilhão de Exposições do MArquE!

• Para agendamentos de visitas em grupo às exposições, o MArquE disponibilizará a partir do dia 30/05/22 um link com todas as informações no site do museu: tinyurl.com/visitaexpo
  • as atividades de atendimento a pesquisadores, estudantes, parcerias, seguem sendo atendidas a partir do contato: http://tinyurl.com/marquepesquisador
  • confira nossas ações nas redes sociais no Instagram e Facebook: @marqueufsc
  • Para mais informações entre em contato: marquedirecao@contato.ufsc.br