MArquE nas Eleições para Reitoria UFSC 2022

21/03/2022 14:23

Na última semana, o MArquE entrou em contato com as três chapas que concorrem na Consulta à Comunidade Universitária para a composição da reitoria da UFSC na gestão 2022-2025. Neste contato,  questionamos sobre suas propostas para a instituição em caso de serem eleitas,  indicando alguns pontos sobre os quais gostaríamos que as chapas se posicionassem. Estes pontos foram:

1. MArquE como órgão suplementar do Gabinete;
  2. Dotação orçamentária para o Museu;
  3. Estabelecimento de CD para direção do MArquE;
  4. Políticas de fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão;
  5. Estabelecimento de ações voltadas a reformas estruturais urgentes nas edificações da instituição.
  6. Reconhecimento, fortalecimento e autonomia do MArquE.

Até o momento recebemos retorno de duas chapas: Universidade Presente e UFSC Viva.

Divulgamos abaixo na íntegra as propostas enviadas de forma a tornar público o posicionamento dos candidatos em relação ao MArquE.

UNIVERSIDADE PRESENTE – 58

Em atenção à consulta da equipe e do conselho deliberativo do Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral, a respeito das propostas da chapa UNIVERSIDADE PRESENTE para o MArquE, salientamos que se trata de um órgão de extrema importância acadêmica, histórica, cultural e social que se encontra em condições inaceitáveis de precariedade e demanda soluções urgentes. Nesse sentido, o nosso programa de gestão procurou contemplar objetiva e diretamente as medidas a serem tomadas, caso nossa chapa seja eleita.

Nossas propostas para o MArquE estão apresentadas na página 9 do nosso programa:

• Garantir a reforma estrutural urgente do MArquE, visando a preservação do seu acervo e acesso ao público;
  • Consolidar o MArquE como órgão suplementar, criando condições objetivas para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, estabelecendo CD para o cargo de direção, bem como garantia de dotação orçamentária própria.

Defendemos que é urgente realizar a reforma estrutural do MArquE visando garantir as condições de segurança e preservação do acervo, a sua reabertura para as atividades de ensino, pesquisa e extensão bem como para retomar a visitação pública possibilitando que a missão do Museu, como órgão suplementar ligado à Reitoria, possa ser integralmente cumprida. Mas não menos urgente é também garantir que a sua estrutura administrativa tenha autonomia, buscar a ampliação do pessoal do Museu, a recomposição da dotação orçamentária própria e CD para o cargo de direção para que a equipe realize, de forma cada vez mais qualificada e à altura da sua relevância, as atividades de preservar e gerir um patrimônio cuja finalidade é estar adequadamente acessível ao público.

Por fim, caso a chapa UNIVERSIDADE PRESENTE seja a escolhida pela comunidade universitária para a reitoria da UFSC, reiteramos o propósito de honrar todos os nossos compromissos assumidos durante esta campanha e de trabalhar para que nossas propostas para o MArquE sejam efetivadas.

UFSC VIVA – 84

A chapa UFSC VIVA 84, Cátia e Moretti, vem aqui apresentar suas propostas para o Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral

• Contemplar as ações do MArquE num plano de cultura para a UFSC, visando seu fortalecimento
  • Reforçar a compreensão do MArquE como lugar de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolver projetos de pesquisa em Antropologia, Arqueologia e Etnologia conjuntamente com a equipe do MArquE
  • Promover mostras e exposições do acervo do MarquE
  • Modernizar e requalificar os espaços culturais da UFSC, incluindo o prédio do MArquE.
  • Realizar reformas das edificações do Marque, priorizando a segurança dos usuários dos prédios, bem como a boa conservação do acervo lá existente. Uma atenção especial será dada à climatização do espaço reservado ao acervo do artista Franklin Cascaes.
  • Promover e intensificar a digitalização do acervo do MarquE, para que a população possa ter maior acesso às suas obras.
  • Sobre cargos de direção e dotação orçamentária para o MArquE:

A chapa UFSC VIVA está atuante em conhecer todos os setores e identificar as ações que serão adotadas, caso eleitas. Ainda não se discutiu posições relacionadas aos cargos que serão criados ou realocados, mas podemos destacar que a Cultura é um dos pilares que estão em destaque nas nossas propostas.

Em relação a dotação orçamentária, haverá, no início da gestão, justamente com a reforma administrativa, a revisão da distribuição dos duodécimos e a avaliação da necessidade de criação de novas unidades administrativas e orçamentárias. Contudo, não há ainda essa definição, pois será construída em conjunto com os setores envolvidos.

Nosso objetivo é assegurar que o MarquE tenha recursos suficientes para que possa desenvolver suas atividades.

Até a publicação deste post (dia 21/03, 14:30), o MArquE não recebeu qualquer resposta da terceira chapa que concorre na Consulta à Comunidade Universitária.