III Seminário Museus e Resistência

07/10/2020 16:00

imagem com fundo vermelho com pregos ligados por fios finos em preto. Sobre o fundo há escrito em cor branca, em letras grandes: "do luto à luta" e em letras menores "Seminário III Museus e Resistência" e "outubro 2020". No canto inferior há a logo dos realizadores: UFSC, curso de museologia e MArquE, e dos apoiadores: Memorial da Inclusão, sistema estadual de museus de São Paulo, Museologia Kilombola e Museo Lógicas.O III Seminário Museus e Resistência foi idealizado pelo Curso de Museologia e o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC – MArquE, com o propósito de trazer à tona novas – e necessárias – experiências de museus e museologias que promovam o debate democrático e que atuem como fontes de inspiração de atuais e futuros profissionais da área. Em decorrência da pandemia de COVID 19, e o fechamento físico de museus e universidades, acompanhamos o surgimento de museus virtuais e novos debates no campo da Museologia, diante do momento desafiador que enfrentamos os aparelhos culturais na virtualidade se mostraram importantes espaços de acolhimento, mostrando que saúde cultural está diretamente ligada a saúde mental. Por isso, o evento acontecerá inteiramente online, em diferentes plataformas, ao longo de todo o mês de outubro. No instagram @museologiaufsc teremos as doses de resistência, vídeos semanais de poucos minutos que abordarão discussões importantes sobre museus, pandemia, mídias e saúde cultural. Em parceria com o Museológicas Podcast (disponível em diversas plataformas de audio) lançaremos todas as terças-feiras do mês de outubro programas com convidados debatendo temas importantes para a nova configuração do campo dos museus, como Patrmônio Imaterial, Museus Comunitários, Novas Epistemologias Museológicas, etc. As quintas-feiras, sempre as 18h00, teremos live no canal do Youtube Museologia UFSC. O evento foi apoiado pelos seguintes parceiros: Museologia Kilombola, Museologicas Podcast, IEB-USP, SISEM-SP, Memorial da Inclusão.