Exposição “It was Amazon – Era uma vez Amazônia” no Hall do MArquE

06/04/2017 17:03

Divulgação Esbell

ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA CHEGA A FLORIANÓPOLIS

O MArquE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC recebe no período de 11 a 29 de abril, a exposição de arte indígena contemporânea It was Amazon/Era uma vez Amazônia. A mostra é uma provocação voluntária do premiado artista indígena Jaider Esbell, do povo Makuxi, do estado de Roraima. A itinerância passará por todo o Brasil ao longo de mais de três anos e Santa Catarina é o nono estado a receber a exposição que teve início no nordeste, em 2016. O artista recebe convidados para a abertura, com ritual no dia 11/04 às 16h no hall principal do museu. Durante o período, o artista faz agenda visitando comunidades, escolas e no dia 19/04, às 16h, no auditório do MArquE, realizará uma fala aberta ao público.

A Exposição reúne em 16 obras várias realidades amazônicas que, na compreensão do artista, devem estar na agenda comum tratando questões centrais sobre sustentabilidade. Com desenhos em preto e branco, mostra e artista já foram vistos por milhares de pessoas, gerando ressonâncias que extrapolam todas as fronteiras dos conceitos-chave. Arte, Amazônia, indígena, sustentabilidade, feitos locais/globais são temas de diálogos amplos que se somam a resistências e sinalizam para a urgência de uma nova política com o índio, seus saberes e expectativas. No campo central das artes, a mostra é parte da força que rompe as fronteiras do desconhecimento sobre o índio no pensamento maior da atualidade brasileira e do mundo.

Jaider Esbell – 38 anos. Artista multimídia, escritor e produtor cultural. Índio Makuxi da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, situada em Normandia-RR. Vive desde os 18 anos na capital Boa Vista onde mantém uma galeria de arte indígena contemporânea. Jaider foi premiado pela FUNARTE/Minc em 2010. Como artista plástico foi vencedor do Prêmio PIPA online em 2016. Vive profissionalmente da arte desde 2010. Em 2013 foi convidado a dar aulas e fazer exposição no Pitzer College nos Estados Unidos, onde permaneceu por oito meses. As exposições itinerantes não são patrocinadas e não fazem parte de editais. As articulações são realizadas por meio de redes sociais entre artistas e atores do meio e visam proporcionar o máximo de atividades interativas em cada passagem. A permanência do artista é custeada por recursos próprios e a hospedagem é oferecida por voluntários, uma forma de gerar trocas culturais espontâneas. Em Florianópolis o artista faz residência no coletivo artístico NACASA e permanece até o dia 02/05/2017.

Serviço: Exposição It Was Amazon/Era uma vez Amazônia

Artista: Jaider Esbell Makuxi, de Roraima

Local: MArquE – UFSC – Hall

Abertura: Terça-feira, 11/04/2017 – 16h

Período: 11 a 29/04/2017

Horário de visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h. Sábado, dia 29/04, das 13h às 17h.

Contato com o artista  es.b@hotmail.com