A história do Marquito

Marquito

 

Marquito é um boneco constituído a partir de materiais esquecidos em trabalho de campo por um arqueólogo bagunceiro. A história dos objetos que cansaram de viver espalhado e decidiram viver juntos, formando um boneco engraçado, foi escrita e musicado pela pedagoga com inspiração no trabalho da Cia Mafagafos de contadores de histórias sobre os livro “Maneco Caneco Chapéu de Funil” e “Panela de Arroz”, de Luis Camargo.

A história foi uma estratégia de interação com os públicos infantis elaborada ainda no ano de 2013. Foi contada oralmente com a utilização do boneco (que se constitui durante a história) desde então para os grupos de educação infantil e dos 1° e 2° ano do Ensino Fundamental para tratar de maneira lúdica do trabalho do arqueólogo.

Uma vez que o retorno das crianças foi muito positivo, no ano de 2014 pensou-se em seguir com as contações durante as visitas à exposição, mas também oferecer o texto escrito e ilustrado para que as crianças levassem para casa um pouco do que vivenciaram no Museu, de forma a aumentar seu sentimento de pertencimento e familiaridade com o espaço. Assim nasceu o livro Era uma vez no MArquE.