Acervo de Franklin Cascaes integra exposição do SESC em São Paulo; entenda como ocorre o transporte de obras

25/02/2022 10:03

Cartaz de divulgação da exposição.

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) da Univesidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participa da exposição Raio que o parta: Ficções do Moderno no Brasil, no Sesc São Paulo – Unidade 24 de Maio, com acervo do artista catarinense Franklin Cascaes. O evento integra o projeto Diversos 22 e celebra o centenário da Semana de Arte Moderna e o bicentenário da Independência.

Com 600 obras de 200 artistas, o espaço terá visitações livres e gratuitas até 7 de agosto de 2022. A mostra traz artistas como Lídia Baís, Mestre Zumba, Genaro de Carvalho, Anita Malfatti, Tomie Ohtake, Raimundo Cela, Pagu, Alberto da Veiga Guignard, Rubem Valentim, Tarsila do Amaral, Mestre Vitalino, Ernesto Mayer Filho, dentre outros. A curadoria é assinada por Aldrin Figueiredo, Clarissa Diniz, Divino Sobral, Marcelo Campos, Paula Ramos e Raphael Fonseca e consultoria de Fernanda Pitta.

A obra de Franklin Cascaes selecionada para participar da exposição foi o conjunto escultórico A dança dos 25 bichos do jogo, em argila e/ou gesso policromados. E, para que as peças pudessem ser disponibilizadas para participar da exposição em São Paulo, foram necessárias uma série de medidas para se garantir a segurança e preservação do acervo.

Vitrine com obras de Franklin Cascaes na exposição “RAIO QUE O PARTA: FICÇÕES DO MODERNO NO BRASIL” no SESC – SP.

Como ocorre o transporte de obras

Obras em processo de avaliação do seu estado de conservação e elaboração de laudo.

Primeiramente, verificou-se se as obras solicitadas estavam em bom estado de conservação e se o SESC possuía condições adequadas para receber o acervo. Depois, foi firmado um convênio ou apólice de seguro para as peças em questão e realizada a elaboração de laudos técnicos da obra em trânsito.

Firmado o empréstimo, o transporte das obras é uma das ações mais complexas, pois é necessário planejar para que os objetos sejam manuseados com segurança e cheguem bem ao seu destino expositivo. A empresa contratada para embalagem e transporte inicia o trabalho após a realização do laudo do estado de conservação. Esse documento acompanha a obra durante todo o trajeto, nas diversas revisões de que será objeto: na saída de seu local de origem, na chegada e saída da exposição e em seu regresso à instituição de guarda.

A coleta da coleção escultórica A dança dos 25 bichos do jogo, de Franklin Cascaes, ocorreu no dia 28 de janeiro. A conservadora-restauradora Karen Kremer, contratada pelo SESC, elaborou os Laudos do Estado de Conservação, com apoio da conservadora-restauradora Vanilde Rohling Ghizoni e do museólogo Lucas Lopes, ambos servidores do MArquE.

Para o transporte, foram utilizadas caixas em madeira revestidas de espuma para absorver os impactos. As peças foram protegidas e todos espaços preenchidos com papel de seda e finalizadas com papel glassine, depois colocadas dentro do seu nicho na caixa de madeira. Todo o espaço restante precisou ser ocupado com pedaços de espuma. A operação é delicada, pois é essencial garantir que as peças não se movimentem ou sejam pressionadas em excesso durante o transporte.

Conservadora-restauradora Karen Kremer realizando
o laudo do estado de conservação da peça para transporte

Obra com seu respectivo laudo

A próxima etapa do trabalho envolveu a abertura das caixas de transporte no local de destino e a conferência dos laudos, analisando-se obra por obra, a fim de verificar se nada ocorreu durante o trajeto. Esta fase do trabalho foi realizada no formato on-line: enquanto a conservadora contratada pelo SESC abria as caixas, desembalava as obras e realizava a inspeção dos laudos em São Paulo, a conservadora-restauradora do MArquE acompanhava o trabalho por vídeo chamada no Museu.

A exposição Raio que o parta: Ficções do Moderno no Brasil ficará aberta no SESC 24 de maio por seis meses. Durante este período, haverá uma constante verificação das condições das obras expostas. Uma vez terminada a exposição, uma nova avaliação é realizada e repete-se todo o trabalho de verificação e preparação para transporte e retorno do acervo em segurança ao MArquE.