Exposição de arqueologia percorre milênios de história do litoral catarinense

11/11/2015 11:13

marca_expo_arqueologiaA exposição “Arqueologia em questão: percorrendo o litoral catarinense”, com peças do acervo do MArquE, está aberta desde 29 de maio, na sala de Exposição de Longa Duração. É um evento que reflete o perfil e a história do museu, e sua marcante história de pesquisa e atuação nessa área de conhecimento desde a década de 1960, quando foi criado como Instituto de Antropologia.

A exposição é uma oportunidade sem precedentes de conhecer sobre as ocupações de diversos grupos humanos no litoral catarinense, sobre culturas distintas no tempo e no espaço e de conhecer mais de perto o ofício do arqueólogo. Os períodos pós-colonial, colonial e pré-colonial – a compor aproximadamente seis milênios, se descortinam face às pesquisas efetivadas no transcorrer de cinco décadas. São apresentados sítios coloniais e pós-coloniais representados pela vida cotidiana nas Fortificações e seus arredores, de populações Guarani e Jê, assim como dos grupos responsáveis pelos sambaquis, assim como as representações rupestres e as oficinas líticas.

Serviço:

O que: Exposição Arqueologia em Questão: Percorrendo o Litoral Catarinense

Onde: Sala de Exposição de Longa Duração do Pavilhão de Exposições Silvio Coelho dos Santos do Museu de Arqueologia e Etnologia – UFSC

Horário de visitação no verão: terça a sexta, das 9h às 17h.

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/n – Trindade – Florianópolis – SC

Quanto: Entrada franca

Informações: 48 – 3721-9325

e-mail: ufsc.mu.secretaria@gmail.com