Sobre o Acervo

 O repositório do do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral – MArquE/UFSC ainda está em construção, mas no futuro será possível acessar os quatro acervos do museu: “Cultura Popular”, “Elizabeth Pavan Cascaes”(em breve no ar), “Etnologia Indígena” e “Arqueologia”.

 

As imagens do acervo são protegidas por direitos autorais. Lembre-se de que é necessária a autorização do museu para usá-las. Entre em contato com a equipe do museu.

As imagens identificadas como domínio público podem ser divulgadas (sem alterações), com as devidas referências à fonte (Acervo MArquE) e aos dados da peça.

As imagens identificadas com “Direitos reservados ao MArquE” não podem ser baixadas e usadas (para quaisquer fins) sem autorização da equipe do MArquE. Neste caso, entre em contato conosco por meio de preenchimento do formulário.

Caso haja interesse de pesquisa presencial, preencha o formulário e entraremos em contato. Vale lembrar que a equipe do museu está em trabalho remoto devido à pandemia e, portanto, as pesquisas presenciais só serão possíveis após o retorno às atividades presenciais.

 

Breve relato sobre o acervo do MArquE

 A formação do acervo do MArquE está intimamente ligada à trajetória da instituição, precursora que foi do ensino e da pesquisa nos campos da Antropologia e da Arqueologia no estado de Santa Catarina. Este acervo, proveniente na sua maior parte de pesquisas científicas realizadas pelos integrantes e colaboradores do museu ao longo dos cinquenta anos de trajetória institucional, é bem documentado e heuristicamente relevante.

Plano Museológico do MArquE

 

Acervo de Cultura Popular: objetos relacionados às comunidades tradicionais do litoral catarinense, tais como cestarias, recipientes cerâmicos, rendas de bilro, dentre outros objetos que somam mais de 1.800 peças.

Acervo Elizabeth Pavan Cascaes: destaque da Coleção de Cultura Popular, é formada por peças obras de autoria de Franklin Cascaes (desenhos sobre papel e esculturas em gesso ou argila), somando mais de 3 mil peças.

Acervo de Etnologia Indígena: artefatos de diferentes naturezas produzidos principalmente pelos povos Guarani, Kaingang e Xokleng-Laklãnõ de Santa Catarina, entre outros povos do Brasil Central, totalizando, aproximadamente, 900 peças. 

Acervo Arqueológico: abrange artefatos, ecofatos e remanescentes ósseos humanos provenientes de ocupações pré-coloniais e históricas do território catarinense, além de acervo arqueológico relacionado a grupos humanos que ocuparam o norte do Brasil no período pré-colonial, totalizando aproximadamente 50.000 peças.

 

Caso precise de mais informações acerca do acervo, preencha o formulário de solicitação de pesquisa.