Eventos para famílias

O MArquE organiza eventos com foco nas crianças junto a seus familiares.

Algumas ações que realizamos:

“Do colo eu vejo”, e como o nome já diz, foi especialmente pensado para os bebês. A sala de exposição de longa duração foi especialmente preparada com tapete e almofadas, e ali os pequenos visitantes puderam ouvir, junto a seus cuidadores, músicas infantis tocadas ao vivo (violão e voz) e a história Era uma vez no MArquE. Depois percorreram a exposição, no colo, engatinhando ou ensaiando seus primeiros passos.

“Era uma vez no MArquE” é dedicado às crianças maiores, no qual conheceram a história do Marquito, entenderam como os objetos foram para debaixo da terra e como é o trabalho do arqueólogo, e cada uma montou seu próprio Marquito e o levou para conhecer a exposição “Arqueologia em Questão: percorrendo o litoral Catarinense” em uma visita mediada. As crianças puderam também experimentar parte do ofício dos arqueólogos, ao escavar as caixas-quadrículas do Setor Pedagógico. Houve também um grande “painel rupestre” para que cada um pudesse gravar sua presença.

As oficinas “Cascaes e Eu: as brincadeiras infantis como elo entre o patrimônio material e imaterial” permitem às famílias experimentar o nanquim, material utilizado pelo artista Franklin Cascaes em suas obras em papel, na criação de seres fantásticos – os boitatás.

São  momentos muito ricos, em que ficou claro o envolvimento efetivo dos pequenos com as proposições e com seus familiares, nos apontando para a possibilidade – e por que não dizer a necessidade? – de pensar em mais ações para este público-alvo.