Visitas mediadas

Desde a abertura da exposição “Arqueologia em Questão: Percorrendo o Litoral Catarinense”, no ano de 2014, o MArquE recebeu mais de 4.600 visitantes, em 180 grupos, no contexto das visitas mediadas.

As visitas são realizadas sob agendamento e planejadas de acordo com a faixa etária e os objetivos de aprendizagem de cada grupo, a partir de um roteiro prévio. Nesta exposição, recebemos crianças a partir de 5 anos de idade, jovens, adultos e idosos, de diferentes contextos.

Para os grupos de educação infantil e do ciclo de alfabetização/ séries iniciais do Ensino Fundamental, realiza-se uma abordagem mais lúdica, a partir da história do boneco Marquito  e enfatiza-se a observação dos objetos e a construção de uma relação positiva das crianças com o Museu e seu ethos.

Para os grupos a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, a compreensão do discurso expositivo passa a ser o objetivo principal da visita, juntamente com o contato com os objetos, que constitui a particularidade desta instituição cultural.

As visitas têm caráter dilógico e as mediadoras buscam respeitar o ritmo e responder aos questionamentos. Desta forma, sua duração é bastante variável: de 45 a 90 minutos.

Veja algumas imagens:

 

 

Ficha técnica:

Concepção e realização:

STAE: Flora Bazzo Schmidt e Luciane Zanenga Scherer

Estágio não-obrigatório: Hudson Louback e Ester Freitag