MArquE
  • Resultado da seleção para bolsas de estágio não-obrigatório

    Publicado em 17/04/2024 às 20:03

    O MArquE divulga o resultado final da seleção referente ao edital nº 01/MArquE/2024, para bolsista de estágio não obrigatório PIBE no Laboratório de Arqueologia do MArquE.
    Agradecemos o interesse de todas as pessoas que se inscreveram.
    Clique aqui para consultar o resultado


  • Nota de pesar

    Publicado em 16/04/2024 às 20:26

    O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina recebe com pesar a notícia do falecimento de Maurício Rafael, museólogo e ex-coordenador do SEM/SC. Maurício foi um amigo de longa data de nossa instituição e uma referência em Santa Catarina por sua atuação na construção, desenvolvimento e consolidação da Museologia no Estado.

    Nascido em Criciúma, era atualmente Doutorando em Museologia, já tendo a graduação e o mestrado na mesma área. Funcionário da FCC entre 2010 e 2016, hoje atuava nos museus de São Paulo, onde mantinha sua trajetória de valorização de uma museologia consciente e atuante.

    O MArquE presta sua solidariedade aos amigos e familiares de Maurício Rafael, e lamenta a perda prematura de um profissional tão relevante para a museologia catarinense e de uma pessoa tão gentil e querida por aqueles que o puderam conhecer.


  • Fechamento das exposições

    Publicado em 18/03/2024 às 16:41

    Em virtude da greve nacional dos servidores técnico-administrativos em Educação, as exposições do MArquE estarão fechadas ao público a partir do dia 19/03/2024.


  • Seleção de estágio não obrigatório – PIBE 2024

    Publicado em 12/03/2024 às 15:13
    Está aberta a seleção de estágio para atuação no setor de Arqueologia do MArquE, as inscrições devem ser enviadas até 19/03/2024.
    As atividades do estágio serão as seguintes: higienização, identificação, triagem e acondicionamento de materiais arqueológicos (conchas, ossos de fauna, lítico, cerâmica); pesquisa no acervo arqueológico e em sua documentação, criando, organizando e inserindo informações na base de dados do software livre Tainacan.
    Para se candidatar, a/o estudante deve estar regularmente matriculado e frequente nos cursos de graduação da UFSC, preferencialmente nos cursos de BIOLOGIA, HISTÓRIA e MUSEOLOGIA.
    A carga horária é de 20 horas semanais e a remuneração de R$ 787,98 + vale transporte no valor de R$ 220,00.

    Para acessar o Edital de seleção: Edital PIBE 2024 MArquE

     


  • Arqueóloga do MArquE apresenta projeto participativo com acervo

    Publicado em 12/12/2023 às 11:55

    Luciane Scherer, arqueóloga da Universidade Federal de Santa Catarina, apresentará a conferência “A participação dos alunos da Licenciatura Indígena da UFSC no Projeto “Conservação, restauração e estudo de estrutura funerária em argila policromada do Sambaqui da Carniça I”.

    A apresentação integra o projeto PaleoEncontros do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) e contará com a mediação da Dra. Anne Py-Daniel, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

    Acontece no dia 14 de dezembro, quinta-feira, às 10h, no canal do MAE-USP no YouTube, na playlist Paleoencontros. A gravação estará disponível na mesma playlist.

     


  • Pré-estreia do documentário O último chão da terra

    Publicado em 01/12/2023 às 13:42

    Convidamos a compartilhar conosco a exibição do documentário “O último chão da terra” na quarta feira 06/12 às 19h.
    O filme aborda as teorias da chegada do ser humano às Américas, uma das maiores e mais fascinantes questões da arqueologia contemporânea.
    A exibição conterá com a presença dos realizadores e do prof. Lucas Bueno, do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia, que participa do documentário.
    A entrada é gratuita!

    Para acessar a notícia elaborada pela Agência de Comunicação da UFSC, clique aqui


  • Publicado em 01/12/2023 às 11:09

    card branco com ilustração de um ramo de folhas verdes e de uma flor amarela. Na parte superior há escrito na cor verde "A alquimia do detalhe: explorando o estúdio naturalista". No centro do card há escrito em verde "abertura", e em tons de amarelo: 18:30, 05/12/2023, Pavilhão do MArquE". Na parte inferior do card há os seguintes logos, da esquerda para a direita: realização estúdio Leandro Lopes; parceria Sigmo, MArquE e UFSC

     

     

     

     

    O MArquE convida para a abertura da exposição “A Alquimia do Detalhe: Explorando o Estúdio Naturalista”, que retrata o universo de um estúdio de Ilustração Naturalista, onde plantas, conchas, crânios e insetos compartilham espaço com papéis, lápis, tintas, godês e pincéis, criando uma atmosfera criativa e instigante, entre a observação e a criação.

    A exposição é uma realização do Estúdio Leandro Lopes, em parceria com o MArquE e o laboratório Sigmo. Reúne ilustrações de 27 participantes da oficina de Ilustração Naturalista, que existe desde 2003 em Florianópolis e atualmente funciona no Estúdio Leandro Lopes, no bairro Trindade e na versão on-line. É ministrada pelo bacharel em ciências biológicas e ilustrador científico Leandro Lopes.

    A abertura ocorrerá no dia 05 de dezembro, a partir das 18:30, no Pavilhão de Exposições do MArquE.

    A partir do dia 06 de dezembro, estará aberta à visitação de terça a sexta das 7 às 19 (a partir do dia 18 de dezembro, em horário de verão das 7:30 às 13:30).

    A entrada é gratuita.

     

     


  • Publicado em 17/10/2023 às 10:55

    card branco com moldura de ângulos marrons. No centro há escrito "Apoio ao povo Laklãnõ-Xokleng" e na parte central inferior a logo do MArquE

    O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina, MArquE/UFSC, vem a público externar sua preocupação e solidariedade em relação à situação em que se encontram os indígenas Laklãnõ-Xokleng em Ibirama, Santa Catarina. As fortes chuvas que atingem o estado trouxeram à tona os problemas que os indígenas vêm enfrentado desde a construção da Barragem Norte dentro de suas terras. O não cumprimento de vários acordos firmados, a falta de diálogo com o poder público estadual e a violência da polícia militar expõe os Laklãnõ-Xokleng a situações de tensão e perigo iminente.
    O Museu se solidariza com as pessoas atingidas e reitera sua posição histórica em defesa da autonomia e do respeito aos povos originários e seus territórios.
    Para saber mais sobre a situação, acesse os links:
    Essa postagem conta com descrição de imagem como recurso de acessibilidade #paratodosverem #marqueacessivel

  • Visitas mediadas no MArquE

    Publicado em 06/07/2023 às 14:14

    As visitas mediadas com grupos são uma parte muito rica do nosso cotidiano!

    No primeiro semestre de 2023 o setor pedagógico recebeu 41 grupos que somaram mais de 1000 pessoas de todas as idades – de bebês a idosos!

     

    Em cada mediação, buscamos acolher com o olhar atento para as particularidades do grupo, e com muita disponibilidade para o diálogo e a troca.

    As visitas ocorrem mediante agendamento, em agosto abriremos a agenda para o segundo semestre!

     

    Esse post conta com descrição da imagem como recurso de acessibilidade #paratodosverem #marqueacessivel


  • Exposição Brasil: só quem vive(u) sabe

    Publicado em 09/05/2023 às 12:22

    O pavilhão de exposições do MArquE acolhe mais uma vez a exposição curricular do curso de graduação em Museologia da UFSC.

    A turma de 2023.01 da disciplina prática de exposição, que é uma etapa essencial para a formação no curso, apresenta a exposição “Brasil: só quem vive(u) sabe”. Juntamente com as professoras e a museóloga do curso, a exposição é criação de 17 graduandos que trabalharam em grupos de trabalho e em núcleos, são eles: Alice Jacomassi, Bruno Losso, Carlos José Klann, Caroline Dezengrini, Igor Gustavo Burg, Iolanda Martins, Joana Fernandes, Juliana Candido, Letícia Novelleto, Luciana Goss, Rossana Teixeira, Mariana Schreiner, Natalia Bion, Natasha dos Santos, Nicy Costa, Norma Coeli e Priscila Ferreira.

    Inspirada em um meme viral com a frase “O que representa o Brasil mais que futebol e samba”, surgido no Twitter em maio de 2019, que consistia em identificar situações do cotidiano que na perspectiva dos internautas seriam comuns em todo o Brasil. A exposição é constituída por três núcleos de propostas narrativas – “Introdução”, “Privado” e “Público” – que oferecem caminhos para se pensar as representações da cultura brasileira a da construção de sua identidade. Além de abordar as manifestações de arte, cultura e tradições, apresenta também como pontos principais o humor, memes e movimentos do cotidiano brasileiro.

    Na última quinta-feira, dia 04 de maio, aconteceu a Vernissage (abertura) que contou com a presença de autoridades e representantes da Reitoria, Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFH), MArquE e Curso de Museologia, no evento que foi também uma celebração através de muita dança e música.

    A visitação é gratuita e segue até o dia 02 de junho, de terça a sexta das 9h às 17h.

    Saiba mais em @brasilquemvivesabe!